Prefeitura, PM e Bombeiros traçam estratégias para a Lavagem do Beco do Fuxico

Organização para ter mais segurança
Ascom

 

A “Lavagem do Beco do Fuxico” está confirmada para o dia 9 de março, sábado, das 15 horas até a meia noite e terá a apresentação da banda Armandinho, Dodô e Osmar. A vinda da banda foi anunciada pelo secretário de Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins Ramos, que se reuniu hoje na Prefeitura de Itabuna, com representantes do 15° Batalhão de Polícia Militar, 4° Grupamento de Bombeiros Militares e blocos carnavalescos.

No encontro foram determinadas as estratégias de segurança e organização para o tradicional evento carnavalesco da comunidade itabunense. O músico Armandinho Macedo é filho de Osmar, um dos inventores do trio elétrico, juntamente com Dodô, e vem à Itabuna numa parceria com a Bahiagás, pois o Município vai assumir apenas a infraestrutura.

A secretaria de Transporte e Trânsito – Settran vai isolar toda a Avenida do Cinquentenário, parte das Avenidas Adolfo Maron e Duque de Caxias e Praça Adami no dia da festa. Nas áreas próximas a esse circuito será feito somente um controle do público. A partir das 5 horas da manhã do sábado, a Settran já iniciará a fiscalização para evitar estacionamento em locais impróprios. O fechamento total das avenidas será a partir do meio-dia para garantir o funcionamento normal do comércio.

Na reunião ficou definido que todos os veículos, barracas e palcos participantes da festa passarão por fiscalização do Corpo de Bombeiros, Settran e Vigilância Sanitária na semana que antecede a Lavagem. A inspeção dos trios elétricos será no dia quatro e a vistoria final no dia nove de março. Somente serão permitidos veículos de som vistoriados e cadastrados pela Prefeitura.  

Áreas específicas para comercialização de alimentos e bebidas serão determinadas pelo governo municipal. Na próxima semana os ambulantes serão cadastrados para trabalhar na festa. A venda de espetinhos em palito de madeira e o uso de copos e garrafas de vidro estarão proibidos. A secretaria de Saúde vai montar um estande com ambulância, um médico, um enfermeiro e um auxiliar de enfermagem garantindo atendimento na festa.

A Polícia Militar se comprometeu em utilizar um efetivo superior a 85 policiais para garantir a segurança dos foliões. “Posso assegurar que vai ser um número que vai atender a demanda da festa” afirmou o capitão PM Manoilzo das Neves. A ação da PM para o evento deve começar por volta das 8 da manhã, quando as equipes começarão a ocupar seus postos. A Guarda Municipal também fará a segurança do evento.

Na próxima segunda-feira nova reunião com os blocos vai programar a ordem de desfile no circuito. O representante dos blocos de Itabuna José Geraldo Ribeiro disse que nove blocos já estão cadastrados e lembrou que o público de Itabuna é festeiro e a Lavagem do Beco é uma festa necessária à cidade. O homenageado do dia será o Caboclo Alencar do ABC da Noite, que completou 82 anos no início do mês e terá o bar tombado como patrimônio cultural.

A reunião na Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo para tratar da Lavagem do Beco do Fuxico contou com a presença do capitão da Polícia Militar Manoilzo das Neves, do comandante do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Major Edson Neiva, o diretor de Trânsito Manoel Júnior, o comandante da Guarda Municipal Antônio Roberto Góes, da fiscal da Vigilância Sanitária Francis Mary Bulhões, do presidente do bloco Mendigos de Gravata, Francisco Vieira, e do presidente do bloco Maria Rosa, José Geraldo Ribeiro.